top of page

6 Coisas que você deve saber sobre NFTs

Foto do escritor: Paul LemosPaul Lemos

Tempo de leitura: 4 minutos

O token não fungível (NFT) é um selo de autenticidade digital, que utiliza a mesma tecnologia das criptomoedas, o blockchain, transformando itens digitais e colecionáveis em ativos facilmente negociáveis.

Os NFTs são investimentos alternativos, que diferente das criptomoedas, que são fungíveis, ou seja, podem ser substituídas por outras equivalentes em valor, os tokens não são fungíveis, eles são únicos.

Nenhum NFT é igual ao outro, isso tanto em valor, como em propriedades.

1) Como as NFTs funcionam

Quando você investe em um NFT, você recebe um certificado de propriedade digital inviolável, que garante a posse de alguma coisa no mundo virtual ou físico, não podendo este ser copiado.

Esse certificado funciona de forma semelhante a escritura de uma casa, que garante a posse do imóvel ao seu dono, impossibilitando que outras pessoas venham reivindicá-la. Porém, ao contrário das escrituras e títulos, os NFTs podem representar praticamente tudo, desde que esse item seja exclusivo.

Atualmente, em sua maioria, os NFTs são obras de arte digital e cartões comerciais, porém é possível que represente um item físico, até mesmo uma casa.

2) Como negociar um NFT

Existem diversas formas de NFTs, algumas mais negociáveis que outras. A maioria dos NFTs relacionados a arte digital são puramente colecionáveis, é possível de negociação, principalmente por serem únicas, mas possuir um NFT de uma foto, é praticamente a mesma coisa que ter a foto impressa.

Porém, outros possuem um poder negociável muito maior, como os gerados em jogos, como o famoso CryptoKitties. Muitos NFTs são utilizados em plataformas financeiras, assim como no PancakeSwap, que permite que as pessoas especulem sobre valores possíveis a serem resgatados no futuro.

É possível realizar a troca dos NFTs por outros ativos digitais, porém cada NFT é única, ou seja, eles não são intercambiáveis.

3) Quais as vantagens ao vender e comprar uma NFTs

É possível lucrar tanto criando um NFT para vender um determinado item, como comprar um NFT apostando em sua valorização no futuro. Por utilizar a mesma tecnologia das criptomoedas, o blockchain, para registrar a transferência da assinatura digital, é quase impossível realizar a falsificação de um NFT, garantindo a segurança das transações.

Para os vendedores, o NFT torna possível ganhar com a venda de um item exclusivo, ou de sua própria criação, como no caso dos artistas. Para o comprador, o NFT fornece um certificado seguro, que garante a posse sobre o objeto, protegendo o valor do bem.

A compra de um NFT também garante ao comprador a exclusividade, visto que esse será o único dono do item.

4) Relação entre os NFTs e o DeFi

Os NFTs são vistos como potenciais ativos a serem utilizados no mundo das finanças descentralizadas (DeFi), ou seja, não depende de intermediários financeiros centrais, utilizando de contratos inteligentes em blockchains.

Muitos especialistas vêm especulando que no futuro, os NFTs poderão ser utilizados como garantias para empréstimos, assim como ações ou títulos negociáveis, como produtos em mercados secundários.

5) Quais os riscos de investir em NFTs

Como qualquer novo ativo, os NFTs apresentam riscos, principalmente por estar longe de uma aceitação generalizada. Estamos falando de dois públicos, aqueles que estão investindo por amor, e os que desejam especular, para esse segundo grupo, é preciso lembrar que como os NFTs não geram fluxo de caixa ou royalties, só é possível lucrar se outra pessoa desejar comprar de você, caso não apareça nenhum possível comprador, seu item pode desvalorizar, causando prejuízos.

Apesar de toda a tecnologia do blockchain, os NFTs podem sofrer fraudes, qualquer um pode se apresentar como o dono de Marte e vender o planeta por bilhões de dólares, por isso é preciso bastante cuidado e certifica-se sobre o que está comprando.

Assim como as criptomoedas podem ser roubadas, as NFTs também estão sujeitas, é importante ter cuidado com a forma de armazenagem.

6) Vale a pena investir em NFTs

O mercado dos NFTs é novo, e como todo os mercados de ativos pode passar por altos e baixos. Por apresentar muitas características especulativas, é provável que passe por grandes oscilações, como já vimos acontecer com várias criptomoedas nos últimos anos.

É aconselhado que quem deseja investir em tokens não fungíveis, seja cauteloso e não invista aquilo que não pode perder. Os investidores nessa área, em sua maioria, não estão em busca de lucros, mas em adquirir itens que desejam, mas se o seu objetivo for gerar especulações lucrativas, tenha o cuidado de investir dentro da sua área de especialização.

 
bottom of page