Tempo de leitura: 4 minutos
Criptomoeda versus ações, um debate que vem tomando grandes proporções entre os investidores. Com o crescimento do mercado de criptomoedas, muitos investidores começaram a pensar em entrar nesse mercado, mas é importante estar ciente de que existem diferenças importantes entre esses dois ativos.
Em suma, as ações são uma porcentagem de um negócio. Quando você compra uma ação, acaba se tornando também sócio de uma empresa que está em alta, independente de estar em alta ou em baixa. O preço da ação reflete diretamente o valor de mercado da empresa.
Criptomoedas são ativos criados e armazenados digitalmente. Quando você compra criptomoedas, você tem uma certa quantia de moeda. O valor de cada criptomoeda reflete uma variedade de fatores, como a oferta e a demanda pela moeda. Muitas vezes, trata-se apenas da fé das pessoas na tecnologia.
Se você está pensando em investir em um desses mercados, separamos aqui as principais diferenças entre criptomoedas e ações
Propriedade
Para comprar uma ação, você deve ter uma conta em uma corretora, com suas informações pessoais, como nome e endereço, que podem ser verificadas a qualquer momento. Todos os dados são coletados para manter sua conta segura contra roubo e fraude.
As criptomoedas oferecem anonimato para quem as compra. É possível comprar e manter ativos por meio de carteiras digitais, que podem ser mantidas totalmente online ou em pendrives.
Esse anonimato pode criar riscos, pois você pode esquecer sua senha ou danificar sua unidade USB e, assim, perder todo o seu dinheiro armazenado.
Liquidez
Muitos fatores são capazes de afetar a permutabilidade de seus investimentos, sejam eles ações ou criptomoedas. A capacidade de negociar à vontade é chamada de liquidez.
As ações são consideradas líquidas, pois existem muitos corretores disponíveis no mercado de ações. Nas criptomoedas, porém, essa liquidez pode variar de uma para outra, de acordo com o volume de negociação.
Ambos os ativos podem sofrer slippage quando é necessário vender grandes quantidades de ativos em períodos de baixa liquidez, mas o risco é maior para os investidores em criptomoedas, dados os menores índices de liquidez do mercado.
Volatilidade
A volatilidade está relacionada à mudança no valor do ativo. Isso pode acontecer tanto em ações quanto em criptomoedas, tornando quase impossível saber quando ocorrerá uma queda ou valorização.
O mercado de ações vem se consolidando como um investimento de baixa volatilidade, pois muitas informações estão disponíveis para análise dos investidores, o que facilita na hora de comprar ou vender valores mobiliários.
As criptomoedas são conhecidas por seus índices de alta volatilidade, apresentando mudanças bruscas e drásticas. Esse recurso do mercado de criptomoedas pode levar a ganhos e perdas incríveis.
Custos Comerciais
Quando um investidor compra uma ação, ele pode ter que pagar algumas taxas que corroem seus lucros. Mesmo investimentos com fundos indexados sem custo e com taxas baixas gerarão despesas, haverá taxas a serem pagas aos administradores.
A negociação entre criptomoedas também pode gerar custos substanciais aos investidores, cobrados pelas plataformas para validar as transações. Os valores dessas taxas variam de uma moeda para outra.
Regulamento
Para a realização de negociações na bolsa de valores, existem órgãos nacionais que fiscalizam e regulamentam as transações, garantindo maior transparência aos envolvidos.
As criptomoedas não usam nenhum tipo de regulamentação. A descentralização é bem recebida por muitos investidores, especialmente aqueles que se opõem às limitações das regulamentações governamentais.
No entanto, existe o risco de uma mudança repentina causada pela regulamentação, muitos países até proíbem o comércio dentro de seu território.
Corretoras
As bolsas de valores funcionam em horário comercial no seu país de origem, fechando nos finais de semana e feriados. Por outro lado, o mercado de criptomoedas, por ser 100% online, funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.
Diversificação
Alguns investidores tendem a manter suas carteiras de investimentos diversificadas, com diferentes performances em diferentes mercados. As ações tendem a ter um desempenho relacionado à economia, sendo afetadas por fatores como a inflação.
Os grandes defensores do mercado criptográfico afirmam que as criptomoedas são ativos não correlacionados, ou seja, não são afetados por fatores externos como a economia. Muitos já consideram o uso de criptomoedas como uma defesa contra a inflação.
Investir em criptomoedas ou ações é uma decisão que deve ser baseada em sua tolerância a riscos e metas financeiras, além de seu quadro financeiro atual. Ambos os ativos são diferentes e desempenham papéis diferentes dentro de um portfólio.
A Americans Business é uma exchange 100% brasileira desenvolvida para ser uma ponte entre você e a sua liberdade financeira. Acesse nosso site e comece a investir em criptomoedas promissoras conosco!