Tempo de leitura: 4 minutos
Projetado por uma das principais mentes da web, Brendan Eich, criador do Javascript e cofundador da Mozilla.org, o token de atenção básica baseado em Ethereum (BAT) aborda um dos maiores problemas da web: a publicidade.
O BAT busca recompensar os usuários da Web e criadores de conteúdo com base na atenção. O token é distribuído aos usuários com base em suas atividades online e aos criadores de acordo com o quão bem eles capturam a atenção do usuário.
O espaço publicitário também pode ser adquirido com o BAT. Mas como essa criptografia funciona e como o navegador Brave se encaixa na imagem? Vamos descobrir.
O que é o BAT?
O BAT é um token ERC-20 que visa recompensar usuários e anunciantes. Os usuários assistem aos anúncios e são pagos de acordo, enquanto os criadores são recompensados pela quantidade de atenção do usuário que atraem.
O BAT é uma forma de monetizar a atenção no que às vezes é chamado de “economia da atenção”. O recurso de recompensa da BAT está disponível apenas no navegador Brave Web, voltado para a privacidade.
O Brave bloqueia anúncios e rastreadores de terceiros por padrão e também tem integração nativa com o Tor. O BAT também é usado para comprar espaço publicitário e dicas para criadores de conteúdo na Brave.
Embora você não precise do Brave para trocar BAT, o poder do token é liberado se você estiver usando o Brave.
Como funciona o BAT?
Ao baixar o navegador Brave, os usuários podem optar pelo Brave Rewards. É assim que eles podem ganhar BAT usando o navegador.
Como exatamente? Navegando no Brave e vendo anúncios. Os criadores são recompensados de acordo com a atenção que seu conteúdo atrai. Os usuários também podem dar dicas para os criadores de conteúdo de sua preferência.
Os anunciantes também podem gastar BAT para uma fatia do espaço da tela dos usuários. As transferências através do Brave Rewards são feitas usando a plataforma Uphold.
Isso também significa que a Uphold cobre o custo das transferências. Por padrão, nenhuma verificação de identidade é necessária para habilitar e usar o Brave Rewards.
No entanto, se desejar sacar seus ganhos ou depositar mais de $1000 na plataforma, você precisará fornecer informações KYC.
Por que o token BAT é importante?
O Basic Attention Token (BAT) foi projetado para resolver problemas que a publicidade online não conseguiu resolver na mudança contínua do desktop para o celular. Embora os sites agora sejam projetados para serem exibidos bem em dispositivos móveis, o mesmo nem sempre pode ser dito dos servidores de anúncios, que podem retardar consideravelmente a experiência de navegação.
A BAT calculou que em 2018 os anúncios custavam aos usuários móveis até US $23 por mês em dados e consumiam até 21% de sua bateria móvel. Além disso, os anúncios podem ser uma distração indesejável para muitos e frequentemente causam violações de privacidade.
Por outro lado, os editores tradicionais também estão perdendo receita de anúncios devido ao cenário de publicidade do navegador atual. O Brave tem como objetivo apresentar um novo sistema que seja mais gratificante para todas as partes envolvidas.
Casos de uso do token BAT
Os anunciantes podem comprar espaço publicitário na Brave usando BAT, em vez de USD. Muito parecido com o Google, Facebook ou outras plataformas de anúncios, eles podem visualizar métricas como visualizações, cliques, conversões e muitos outros.
Outro caso de uso importante diz respeito aos metadados. Não é segredo que os metadados são informações extremamente valiosas. No entanto, os usuários que geram os dados geralmente não recebem nada em troca. O Brave e BAT visam retribuir aos usuários o fornecimento de seus metadados privados.
Pessoas ou organizações com seus próprios sites, publicações, canais do YouTube ou contas no Twitch podem se inscrever como criadores de conteúdo.
Se o fizerem, os usuários podem dar uma gorjeta dao BAT para eles se acharem que estão agregando mais valor. Esse tipo de modelo pode criar um espaço mais favorável para premiar o conteúdo mais útil da web.