Tempo de leitura: 4 minutos
As criptomoedas trouxeram muitas possibilidades empolgantes, mas também estão cheias de riscos e perigos para os inexperientes. Siga os três princípios de segurança principais descritos abaixo para mitigar alguns riscos associados ao uso, retenção e negociação de criptomoedas.
Mantenha sua privacidade
Graças à natureza da Internet, as informações podem se propagar muito rapidamente e, às vezes, em direções indesejáveis.
Existem muitas pessoas com más intenções, empregando táticas nefastas na tentativa de roubar suas criptomoedas. A maioria das ameaças e ataques são tipicamente direcionados de forma ampla e funcionam como uma rede, tentando pegar todos os ingênuos e distraídos o suficiente, mas não necessariamente visando um indivíduo específico.
No entanto, se você inadvertidamente se tornar um alvo ao revelar informações confidenciais, ataques mais sofisticados e focados serão possíveis.
É recomendado:
Considerar os riscos de se gabar de seus ralis comerciais bem-sucedidos.
Não compartilhar seus endereços usados anteriormente.
Ter cuidado ao mencionar seus saldos.
Evitar o compartilhamento de informações que estão conectadas à sua identidade offline.
Usar canais de comunicação criptografados.
Pense a longo prazo. Esses poucos satoshis em seus endereços podem valer muito mais nos próximos anos. Ou não. Você pode até mesmo se livrar de suas criptomoedas nesse meio tempo.
Mas isso importa? Um invasor em potencial, parentes distantes ou apenas estranhos e conhecidos invejosos podem não receber o memorando a tempo.
Proteja-se
Os usuários do sistema bancário tradicional e das criptomoedas costumam ser vítimas de golpes e fraudes semelhantes. No entanto, com as criptomoedas, vários fatores estão empurrando o fardo da responsabilidade sobre os ombros do usuário final, principalmente uma falta inerente de confiança e imutabilidade das transações processadas.
Os bancos, considerados entidades confiáveis, têm controle total de custódia de seu dinheiro. Os bancos são regulamentados e comunicam-se entre si, o que torna mais fácil prevenir e combater a fraude. Se você for vitimado ou cometer um erro honesto ao transferir dinheiro de sua conta bancária, geralmente poderá solicitar um estorno. Nas criptomoedas, uma vez que as transações são propagadas para a rede e confirmadas, elas são irreversíveis.
Esteja vigilante. Aprenda sobre táticas comuns de phishing, descubra o que são keyloggers e conheça as ameaças comuns. Familiarizar-se com esses perigos o ajudará a manter suas moedas seguras.
Usar senhas fortes e exclusivas e habilitar a proteção 2FA para suas contas online deve ser o primeiro passo para melhorar sua segurança geral. Você não deve se esquecer de se proteger também contra si mesmo, porque você é (provavelmente) um humano e as pessoas cometem erros. Cometer um erro de digitação ao criar seus backups, enviar seus tokens para um endereço errado ou simplesmente tomar uma decisão errada pode comprometer sua segurança e causar muitos transtornos.
Seja seu próprio banco
Para garantir a disponibilidade de suas moedas e maximizar sua segurança, é recomendável manter suas chaves privadas offline. Embora as trocas sejam geralmente muito mais seguras do que nunca, ainda é recomendável manter quantias substanciais nas contas de câmbio apenas se você for um negociante ativo. Além disso, semelhante ao dinheiro em uma conta bancária, a menos que você possua e tenha acesso exclusivo às suas chaves privadas, você não pode reivindicar a propriedade de suas moedas e fica com uma promessa. Pela primeira vez na história, você tem a chance de possuir um ativo digital da mesma forma que possui dinheiro físico ou um pedaço de metal precioso. Ao contrário dessas outras formas de ativos, você pode fazer backup de suas criptomoedas em um pedaço de papel e obter acesso aos seus bens com segurança em qualquer lugar do mundo. Obviamente, manter e proteger essas chaves para suas criptomoedas traz muitos perigos, conforme indicado na seção anterior. Felizmente, existem ferramentas prontas para ajudá-lo a enfrentar esses desafios e permitir que você aproveite todos os benefícios dessas novas tecnologias. Os tipos de carteiras de criptomoedas projetadas para manter suas chaves privadas variam em segurança, facilidade de uso, número de casos de uso e até disponibilidade. Considere suas opções e escolha um tipo que atenda às suas necessidades. As carteiras de software e de celular oferecem uma ampla variedade de recursos e geralmente são muito fáceis de usar. A grande desvantagem do ponto de vista da segurança é que eles estão conectados a ambientes muito complexos e frequentemente online, como seu telefone celular ou um computador.
Esses fatores abrem muitas oportunidades para vírus e hackers acessarem suas moedas; portanto, usuários inexperientes só devem usá-los para quantidades menores de criptomoedas.
Carteiras de papel, que contêm suas chaves privadas escritas em um pedaço de papel (ou gravadas em uma placa de metal) são frequentemente consideradas como uma das formas mais seguras.