Tempo de leitura: 5 minutos
O Bitcoin foi supostamente inventado por Satoshi Nakamoto, um gênio japonês. Mas ninguém sabe quem realmente é Nakamoto e ninguém se apresentou para levar o crédito de forma convincente por ser definitivamente Nakamoto.
Ultimamente, mais e mais pessoas estão especulando que poderia ser o fundador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk.
O Bitcoin começou em 2008, quando Nakamoto publicou online um jornal de código aberto, introduzindo uma nova forma de moeda digital projetada para ser usada sem a necessidade de um banco central. Seu valor inicial era inferior a um centavo. Mas aumentou para mais de US $50.000 por moeda.
Conforme oferecido pelo código de Nakamoto, novos bitcoins são criados resolvendo cálculos complexos, encontrados na internet, por meio de computadores extremamente poderosos. As pessoas que fazem isso são conhecidas como mineradores.
O número de bitcoins em circulação pode atingir o máximo depois que um finito 21 milhões forem minerados, ao contrário da moeda tradicional, que pode ser cunhada incessantemente.
Se interessou pelo assunto? Convidamos você a continuar a leitura do texto e entender conosco os mistérios envolvendo Nakamoto.
O que é Bitcoin?
Bitcoin é uma moeda digital criada em janeiro de 2009. Ele segue as ideias apresentadas em artigo pelo misterioso e pseudônimo Satoshi Nakamoto. A identidade da pessoa ou pessoas que criaram a tecnologia ainda é um mistério.
O Bitcoin oferece a promessa de taxas de transação mais baixas do que os mecanismos de pagamento online tradicionais e, ao contrário das moedas emitidas pelo governo, é operado por uma autoridade descentralizada.
Bitcoin é um tipo de criptomoeda. Não há bitcoins físicos, apenas saldos mantidos em um livro-razão público ao qual todos têm acesso transparente. Todas as transações de bitcoin são verificadas por uma grande quantidade de poder de computação.
Os bitcoins não são emitidos ou apoiados por bancos ou governos, nem os bitcoins individuais são valiosos como mercadoria. Apesar de não ter curso legal, o Bitcoin é muito popular e desencadeou o lançamento de centenas de outras criptomoedas, chamadas coletivamente de altcoins.
História do Bitcoin
18 de agosto de 2008
O nome de domínio bitcoin.org é registrado. Hoje, pelo menos, esse domínio é “WhoisGuard Protected”, ou seja, a identidade da pessoa que o registrou não é informação pública.
31 de outubro de 2008
Uma pessoa ou grupo usando o nome Satoshi Nakamoto faz um anúncio na lista de correspondência de criptografia em metzdowd.com: “Tenho trabalhado em um novo sistema de caixa eletrônico totalmente ponto a ponto, sem terceiros confiáveis. Isso agora é conhecido como o famoso artigo “Bitcoin: Um Peer-to-Peer Electronic Cash System“, tornando-se a Carta Magna de como o Bitcoin opera hoje.
3 de janeiro de 2009
O primeiro bloco de Bitcoin é extraído, Bloco 0. Ele também é conhecido como o “bloco de gênese” e contém o texto: “The Times 03 / Jan / 2009 Chanceler à beira do segundo resgate para bancos”, talvez como prova de que o bloco foi extraído nessa data ou após essa data, e talvez também como comentário político relevante.
8 de janeiro de 2009 A primeira versão do software bitcoin é anunciada na lista de correspondência de criptografia.
9 de janeiro de 2009
O Bloco 1 é extraído e a mineração de bitcoin começa para valer.
Quem é Satoshi Nakamoto?
Ninguém sabe quem inventou o bitcoin, ou pelo menos não de forma conclusiva. Satoshi Nakamoto é o nome associado à pessoa ou grupo de pessoas que lançaram o artigo original em 2008 e trabalharam no software bitcoin original lançado em 2009.
Desde então, muitos indivíduos afirmaram ser ou foram sugeridos como as pessoas da vida real por trás do pseudônimo, mas a partir de janeiro de 2021, a verdadeira identidade (ou identidades) por trás de Satoshi permanece obscura.
Embora seja tentador acreditar na interpretação da mídia de que Satoshi Nakamoto é um gênio quixotesco e solitário que criou o Bitcoin do nada, essas inovações normalmente não acontecem no vácuo. Todas as principais descobertas científicas, por mais originais que pareçam, foram construídas com base em pesquisas já existentes.
Existem precursores do bitcoin. Adam Back’s Hashcash, inventado em 1997 e, posteriormente, b-money de Wei Dai, bit gold de Nick Szabo e Reusable Proof of Work de Hal Finney. O próprio artigo do bitcoin cita Hashcash e b-money, bem como vários outros trabalhos abrangendo vários campos de pesquisa.
Talvez sem surpresa, muitos dos indivíduos por trás dos outros projetos mencionados acima especularam que também tiveram uma parte na criação do bitcoin.
Existem algumas motivações possíveis para o inventor do bitcoin decidir manter sua identidade em segredo. Uma é a privacidade, conforme o bitcoin ganhou popularidade, tornando-se um fenômeno mundial, Satoshi Nakamoto provavelmente receberia muita atenção da mídia e dos governos.
Outra razão pode ser o potencial do bitcoin de causar uma grande perturbação nos sistemas bancário e monetário atuais. Se o bitcoin ganhasse adoção em massa, o sistema poderia ultrapassar as moedas fiduciárias soberanas das nações. Essa ameaça à moeda existente pode motivar os governos a entrarem em ação legal contra o criador do bitcoin.
O outro motivo é a segurança.
Olhando apenas para 2009, 32.489 blocos foram minerados; à taxa de recompensa de 50 bitcoin por bloco, o pagamento total em 2009 foi de 1.624.500 bitcoin. Pode-se concluir que apenas Satoshi e talvez algumas outras pessoas estavam minerando em 2009 e que possuem a maior parte desse estoque de bitcoin.
Alguém de posse dessa quantidade de bitcoin pode se tornar alvo de criminosos, especialmente porque os bitcoins são menos como ações e mais como dinheiro, onde as chaves privadas necessárias para autorizar os gastos poderiam ser impressas e literalmente mantidas sob um colchão.
Embora seja provável que o inventor do bitcoin tome precauções para tornar rastreáveis quaisquer transferências induzidas por extorsão, permanecer anônimo é uma boa maneira de Satoshi limitar a exposição.