Tempo de leitura: 4 minutos
Antes dos tokens não fungíveis (NFT), criar escassez digital para ativos era incrivelmente difícil. Embora existam proteções de direitos autorais em vigor, é relativamente fácil para os consumidores copiar ou piratear arte digital.
O desenvolvimento de NFTs nos trouxe criptoarte e colecionáveis digitais, mas não para por aí. De imóveis a logística, você pode usar NFTs para provar a autenticidade de muitos bens exclusivos e colecionáveis.
Embora o ecossistema NFT ainda seja jovem, existem muitos projetos interessantes para explorar, e alguns já estão gerando grande valor para criadores e consumidores.
NFTs de Arte
Os tokens não fungíveis ajudaram a resolver problemas antigos de escassez na arte digital. Como você mantém a arte virtual rara quando pode copiá-la digitalmente? Embora também haja arte falsa no mundo real, geralmente somos capazes de autenticá-la. A criptoarte obtém a maior parte de seu valor ao verificar sua autenticidade e propriedade digitalmente. Embora qualquer pessoa possa olhar um CryptoPunk no blockchain Ethereum e fazer o download ou salvar a imagem, não podemos provar que possuímos o original.
Por exemplo, o artista digital anônimo Pak criou uma série de NFTs, cada um idêntico, exceto pelo nome. Com nomes como The Cheap, The Expensive e The Unsold, Pak deu a cada peça um valor diferente com base no título. A coleção nos faz pensar no que valoriza uma obra de arte.
Quando se trata de NFTs, o valor não é necessariamente sobre a arte anexada. Às vezes, o mais importante é provar a propriedade desse ativo específico. Esse aspecto é o que torna a arte criptográfica um dos casos de uso de NFT mais populares que existem.
NFTs colecionáveis
Há uma enorme demanda por colecionáveis digitais. Este caso de uso atingiu até mesmo o mainstream com as cartas colecionáveis NBA NFT Top Shot.
Junto com a arte digital NFT, esses tokens não fungíveis representam uma proporção significativa das vendas em mercados NFT, como Opensea, BakerySwap e Treasureland.
Há muitos cruzamentos com arte criptográfica e, às vezes, um NFT pode ser tanto um colecionador quanto uma arte. Esses dois casos de uso são os mais desenvolvidos que temos atualmente.
NFTs para jogos
Os jogos têm uma grande demanda por itens exclusivos que podem ser negociados e adquiridos. Sua raridade afeta diretamente seu preço, e os jogadores já estão familiarizados com a ideia de itens digitais valiosos.
As microtransações e as compras no jogo criaram uma indústria de jogos multibilionária que poderia explorar NFTs e tecnologia blockchain.
É também uma área empolgante em termos do que um NFT representa. Os tokens para videogames combinam aspectos de arte, coleção e utilidade para os jogadores. No entanto, quando se trata de videogames de alto orçamento, a implementação do NFT ainda está muito longe.
NFTs de música
Como um arquivo de imagem ou vídeo, você também pode anexar áudio a um NFT para criar uma peça musical colecionável. Pense nisso como uma “primeira edição” digital de um disco. Anexar uma música a um NFT é semelhante ao nosso exemplo de arte, mas existem outros casos de uso.
Um grande problema para os músicos é obter uma parcela justa dos royalties. Mas há pelo menos duas maneiras possíveis de alcançar um resultado equilibrado: plataformas de streaming baseadas em blockchain e rastreamento de royalties em blockchain.
Competir com Amazon Music ou Youtube por serviços de streaming é difícil para pequenos projetos de blockchain. Mesmo quando um gigante como o Spotify comprou uma solução de royalties blockchain chamada MediaChain em 2017, não houve benefícios reais para os artistas.
Se esse modelo se tornará mais popular ou não, dependerá de sua adoção por serviços de streaming maiores. Combinar música com NFTs é uma excelente ideia para um caso de uso, mas pode ter dificuldades para alcançar o sucesso sem o apoio das gravadoras.
Com o crescimento da popularidade dos NFTs, há uma boa chance de vermos ainda mais ideias e casos de uso no futuro. Atualmente, nem todo aplicativo de NFTs teve tempo suficiente para ir além de uma ideia ou de um pequeno projeto.
Alguns podem acabar não sendo práticos ou populares. No entanto, para questões mais fundamentais e diretas, como a escassez de arte e itens colecionáveis, os NFTs certamente vieram para ficar.