Tempo de leitura: 3 minutos
No início, a única maneira de obter criptomoedas era minerá-las ou obtê-las de outra pessoa, disposta a vender diretamente para você. É por isso que as pessoas começaram a procurar uma opção mais simples e segura para obter criptomoedas.
É aqui que entram as primeiras exchanges de criptomoedas. Quer conhecer mais sobre como funcionam as exchanges de criptomoedas? Convidamos você a continuar a leitura do texto a seguir.
O que é uma exchange de criptomoeda?
Desde a primeira forma de moeda, o homem encontrou a necessidade de trocá-la. Seja para obter algo ou para obter lucro, o comércio sempre foi associado ao dinheiro e é mais comumente conhecido como forex (câmbio estrangeiro).
Mas a própria natureza das criptomoedas requer uma plataforma de negociação especial, algo construído especialmente para a complexidade das criptomoedas.
Uma Digital Currency Exchange (DCE) é um serviço ou plataforma que permite aos clientes negociar criptomoedas por outros recursos, como outras criptomoedas, dinheiro FIAT padrão ou outras moedas digitais.
Elas permitem a troca de uma criptomoeda por outra, a compra e venda de moedas e a troca de FIAT por criptografia. Diferentes exchanges de criptografia podem ter diferentes opções e recursos. Alguns são feitos para comerciantes e outros para trocas rápidas de criptomoedas.
As bolsas de criptomoedas são, em alguns aspectos, semelhantes às bolsas de valores normais, sendo a diferença a forma como os traders obtêm lucro. Em uma bolsa de valores, os negociantes compram e vendem ativos para lucrar com a variação das taxas, enquanto nas bolsas de criptografia, os negociantes usam pares de criptomoedas para lucrar com as taxas de câmbio altamente voláteis.
Enquanto as bolsas de valores definiram horários de funcionamento, as crypto exchanges também estão abertas 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.
As exhanges de criptomoedas (especialmente as centralizadas) exigem que novos usuários concluam um processo de registro antes de começarem a negociar. Os níveis de verificação podem variar e em alguns casos, confirmar um endereço de e-mail será suficiente, enquanto outros exigem que os candidatos carreguem uma foto de seu passaporte.
Essas verificações KYC (conheça seu cliente) têm o objetivo de garantir que as empresas criptográficas cumpram as medidas de combate à lavagem de dinheiro.
Como as exchanges de criptomoedas definem seus preços?
Um equívoco comum é que as bolsas estabelecem preços. No entanto, isso não é verdade. Não há preço oficial global.
A taxa de câmbio de uma criptomoeda geralmente depende das ações dos vendedores e compradores, embora outros fatores possam afetar o preço. Os preços variam dependendo da atividade de compra e venda em cada uma dessas bolsas.
Cada bolsa calcula o preço com base em seu volume de negócios, bem como na oferta e demanda de seus usuários. Isso significa que quanto mais alta a troca, mais preços relevantes para o mercado você obtém.
Você gostaria de começar a negociar, mas não sabe como fazer isso?
Em primeiro lugar, escolha uma exchange na qual gostaria de trocar suas moedas. Antes de se inscrever, verifique a validade, a taxa de câmbio, a reputação e a segurança da plataforma de câmbio específica.
Depois de escolher sua exchange preferida, inscreva-se e passe pelo processo de registro (geralmente inclui a verificação KYC / AML).
Para começar a negociar, você precisa transferir a quantia inicial de dinheiro para a conta. É muito comum que as casas de câmbio de criptomoedas não aceitem FIAT como a moeda que você coloca primeiro na conta.
Algumas bolsas podem aceitar pagamentos com cartão de crédito, transferências eletrônicas ou outras formas de pagamento em troca de moedas digitais ou criptomoedas.
Precisa de ajuda? Conte conosco, somos a exchange de criptomoedas mais preparada da região!