Tempo de leitura: 4 minutos
Bill Gates deixa o conselho da Microsoft
No dia 13/03/2020, Bill Gates anunciou que está deixando o conselho da empresa Microsoft e Berkshire Hathaway, empresa de Warren Buffet. Segundo o comunicado publicado pelo próprio Gates em seu Linkedin, ele deixa os conselhos para se dedicar à seu projetos filantrópicos e no combate às mudanças climáticas. O cofundador da Microsoft já havia deixado o cargo de CEO da empresa no ano de 2008 e continuou na presidência até o ano de 2014.
Gates afirma continuar sendo o consultor de tecnologia do atual CEO da Microsoft, Satya Nadella, mas busca focar sua atenção em suas iniciativas filantrópicas Fundação Bill & Melinda Gates e The Giving Pledge.
Sobre sua saída do conselho, Bill Gates comenta: “Com relação à Microsoft, renunciar ao conselho de forma alguma significa renunciar à empresa. A Microsoft sempre será uma parte importante do trabalho da minha vida e continuarei envolvido com Satya e a liderança técnica para ajudar a moldar a visão e alcançar os objetivos ambiciosos da empresa. Sinto-me mais otimista do que nunca sobre o progresso da empresa e como ela pode continuar a beneficiar o mundo.”
Fontes: Cointelegraph | Linkedin |Cision PR Newswire | G1 | Share Cafe
Binance ajudando no combate ao coronavírus
A exchange Binance através de sua organização sem fins lucrativos Binance Charity está doando suprimentos médicos para instituições de saúde a fim de combater o coronavírus. No dia 09/03/2020, a Binance Charity anunciou que está concluindo a segunda fase da “Binance for Wuhan”, iniciativa que entregou suprimentos a 130 hospitais e equipes médicas que lutam para combater o COVID-19. A Binance também enviou para os Emirados Árabes Unidos e para Israel outros equipamentos como luvas e máquinas de oxigênio.
Com a disseminação do vírus pelo mundo a uma velocidade espantosa, diversas empresas além da Binance também se mobilizaram em prol da saúde. A startup FUZAMEI criou uma plataforma de compartilhamento de dados médicos, a Kryptal, empresa focada em blockchain lançou uma iniciativa de doações para comprar suprimentos médicos para as vítimas em Wuhan e a empresa chines Hyperchain desenvolveu uma plataforma blockchain com foco em transparência e rastreabilidade das doações relativas ao coronavírus.
Fontes:Cointelegraph | CryptoNewsZ | Tokenpost
Apps e sites de combate ao coronavírus sendo usados para roubar usuários de criptomoedas
A declaração de estado global de pandemia feita pela OMS em relação ao coronavírus motivou a realização de diversas ações benéficas, mas também abriu espaço para que criminosos virtuais se aproveitassem da tecnologia para disseminar malwares e roubar de entusiastas de criptoativos.
Uma dessas ações mal intencionadas é um falso app para o sistema Android chamado CovidLock. O app em questão é um ransomware que muda a senha da tela inicial do celular e cobra US$100,00 em BTC para devolver o controle do aparelho ao usuário. O falso app foi rastreado pelas autoridades até a página coronavirusapp[.]site, na qual consta a falsa informação de que o app é certificado pela OMS e possui um score de 4.4.
Outra ação maliciosa descoberta pelo MalwareHunters e pela Reason Security se trata de um mapa que fornece atualizações sobre a pandemia de coronavírus, mas também rouba as informações armazenadas em web browsers, tal como logins, senhas e chaves de criptomoeda. Os hackers usam essas informações para obter informações sobre criptowallets em especial Ethereum, Electro e Exodus.
O malware se chama “Corona-virus.exe” e é uma versão atualizada do software malicioso AZORult, descoberto em 2016.
Fontes: Livecoins | Decrypt | Cointelegraph
Eventos sobre criptoativos cancelados por causa do coronavírus
Diversos eventos estão sendo cancelados ou substituídos por uma versão online em virtude do coronavírus.
A Ethereal, conferência de criptomoedas focada em Ethereum promovida pelo ConsenSys será realizada online.
Sobre o acontecimento, a ConsenSys comenta: “Decidimos adiar o evento pessoal do Ethereal Summit New York para o outono de 2020. Enquanto isso, já começamos a trabalhar para repensar o Ethereal NY como o primeiro Ethereal Virtual a ser realizado. Summit 2020, que será realizada de 7 a 8 de maio. “
Na edição virtual, os participantes podem assistir às palestras e interagir uns com os outros sem sair de suas casas. Ela também contará com realidade virtual, para que pessoas com fones de ouvido de VR possam explorar o local digital.
O Consensus, outro importante evento global de criptomoedas e blockchain que é promovido pelo Coindesk também anunciou uma mudança de planos. Em 2020, a conferência não será realizada em Nova York, mas sim uma experiência totalmente virtual, online e gratuita para participantes do mundo todo. O Coindesk afirmou que reembolsará todos os que compraram passagens para o evento físico.